quarta-feira, 31 de maio de 2017

Uma viagem ao mundo da gastronomia molecular pelo 11º A

Durante todo o dia, na ESTM, em Peniche, os alunos realizaram atividades relacionadas com tema da alimentação sustentável. Um delas centrou-se num tema bastante interessante: Gastronomia Molecular, onde foi possível observar a produção de esparguete através de produtos químicos. Tratou-se pois de uma atividade experimental.
Sabe-se que hoje em dia a produção de alimentos é possível em laboratório, sendo a Gastronomia Molecular o ramo da ciência dos alimentos que se ocupa dessa árdua tarefa. Esta ciência está em constante desenvolvimento e progresso. Tem como objetivo principal analisar cientificamente os fenómenos que ocorrem quando se cozinha e se degustam os alimentos. É assim uma área de estudos interdisciplinar que envolve a física, a química, a biologia, a bioquímica, entre outras.
A Gastronomia Molecular, para além de contribuir para otimizar os resultados, permite a introdução de novas técnicas culinárias. Sendo assim, esta área científica é inovadora e pode contribuir em muito para o desenvolvimento de novas técnicas e hábitos alimentares. O ser humano deixa, assim, de estar completamente dependente dos produtos que a terra lhe fornece, conseguindo através desta a produção de determinados alimentos, havendo sempre a possibilidade de melhorar o seu aspeto, como por exemplo através do uso de corantes. Inúmeras são as técnicas utilizadas de forma a cativar o consumidor. A Gastronomia Molecular revela assim ser uma ciência indispensável ao próprio desenvolvimento da humanidade, podendo ser encarada com uma ciência do futuro.
Mariana Mendes
Maria Fontes
Maria Vieira
Margarida Campos 
Miguel Santos
Sara Passadouro

Sem comentários:

Enviar um comentário