quarta-feira, 31 de maio de 2017

Sabores e texturas de novos produtos do mar: Avaliação sensorial pelo 11º A

No passado dia 13 de Fevereiro, os alunos das turmas 11ºA e 10ºB tiveram o privilégio de participar numa visita de estudo no âmbito do Projeto “EAThink2015” na Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar de Peniche pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Aí realizámos atividades laboratoriais, tendo uma delas sido denominada “Sabores e texturas de novos produtos do mar: Avaliação sensorial”.
Esta atividade consistiu na análise de produtos (pão e gelado, neste caso feitos com algas) através dos sentidos (olfato, tato, visão, paladar). As cabines nas quais realizámos estas análises permitiram a individualização do espaço de cada aluno. Nestas, os alunos puderam avaliar os diversos parâmetros dos produtos sem quaisquer interferências exteriores que pudessem afetar a concentração dos mesmos e consequentemente a fidelidade dos resultados finais. Neste caso específico, o facto de os alimentos serem compostos por algas pretende mudar a perspetiva da sociedade em relação a um produto natural e saudável no qual, particularmente no gelado, a lactose não é usada, permitindo o consumo a intolerantes da mesma.
O facto de esta atividade envolver uma abordagem clara e concisa destinada a alunos do ensino secundário, permitiu-nos compreender a importância de testar e avaliar os produtos alimentares antes de estes serem comercializados, ou mesmo aquando da criação de novos.
Ana Ribeiro, Diogo Santos, Filipa Lagoa, Guilherme Santos, Inês Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário