terça-feira, 27 de outubro de 2015

Apresentação do Projeto EAthink 2015 na ESFRL



No passado dia 16 de Outubro, a comemoração do Dia Mundial da Alimentação foi o pretexto para ser apresentado à comunidade escolar da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo o projeto EAThink 2015. “Alimentação local, pensamento global” é o mote deste projeto que, com o cofinancimento da União Europeia, estará a ser desenvolvido em escolas básicas e secundárias de 12 países europeus e de 2 países africanos - Burkina Faso e Senegal, até ao final de 2017, tendo como objetivo primordial o envolvimento ativo dos jovens no debate acerca da contribuição das políticas de cooperação e desenvolvimento da União Europeia para o desenvolvimento global, com especial ênfase na mudança de comportamentos e na promoção de estilos de vida baseados em sistemas de alimentação e de agricultura sustentáves.

Com esta primeira iniciativa no âmbito do EAthink 2015, pretendeu-se fomentar a reflexão, junto da comunidade escolar da ESFRL, acerca de temáticas relacionadas com a produção e o consumo sustentáveis, através do depoimento de duas convidadas. Assim, Carla Caetano deu o seu testemunho enquanto produtora agrícola regional com um empreendimento assente na produção de kivis, enquanto que Helen Carter divulgou alimentos utilizados na alimentação vegetariana, através de uma mostra dos mesmos, acompanhada de sugestões de confeção. 

Todos os envolvidos, alunos, professores, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação e Direção da escola, manifestaram a sua satisfação relativamente ao projeto em si e à iniciativa que despertou inevitável curiosidade.




2 comentários:

  1. onde se pode comprar esses insetos para alimentação ?

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo seu interesse. Segundo a informação que nos foi disponibilizada, em Portugal, ainda não há legislação que permita a sua venda em lojas para a alimentação humana. (Só há nas lojas para alimentação de animais.) Também nos informaram que tudo o que se vai fazendo em Portugal é de produtores fidedignos e em eventos especiais.

    ResponderEliminar